Como obter o máximo da impressão de CD ou DVD e design de embalagem

Esteja o seu disco à venda em uma loja ou online, muito pode depender de obter o design certo para sua embalagem. Para CDs de áudio, a embalagem deve:

  • Chame a atenção dos consumidores

  • Transmita o tema da gravação

  • Deixe claro para o consumidor quem pode ser o artista / artistas da gravação.

Para softwares, principalmente jogos de console ou PC, o tema do jogo precisa saltar fora da embalagem para atrair a atenção do consumidor a fim de fazer a venda antes da concorrência.

As diretrizes a seguir destinam-se a auxiliar tanto aqueles que são novos em CD / DVD e design de embalagens quanto profissionais experientes, para ajudá-lo a obter o melhor dos recursos disponíveis, seja o orçamento do projeto grande ou pequeno.

1) Use o disco do fornecedor e os modelos de embalagem

Se você definiu um fornecedor de duplicação e embalagem, peça-lhes os modelos para o disco e o tipo de embalagem que pretende usar. Se você começar usando os modelos e especificações corretos para o seu trabalho de design, economiza tempo e esforço posteriormente, se você achar que precisa fazer alterações no design para que se encaixe nos parâmetros do modelo.

Todas as empresas de duplicação de CD profissionais terão um conjunto de modelos em arquivo para você usar e a maioria ficará muito feliz em ajudá-lo a definir sua arte e entender como usar os modelos sem nenhum custo extra por seu serviço. Normalmente, você poderá baixar os tipos de modelo mais comumente usados ​​no site de uma empresa, mas se estiver trabalhando em um projeto de embalagem sob medida ou em algo um pouco menos usado, será necessário consultar seu contato de impressão.

2) Escolha o Pacote de Software Certo para design de disco e embalagem

Se você deseja que seu design tenha uma aparência profissional e transmita uma sensação de qualidade, você precisará usar um pacote de software de qualidade para produzir o design. A suíte Adobe de programas de design são ideais (Photoshop, Illustrator, InDesign), também QuarkXpress, a suíte gráfica CorelDraw e Xara Designer Pro vão atender à demanda e há vídeos tutoriais suficientes disponíveis para visualização online, gratuitamente, para torná-lo um processo relativamente simples, desde que você seja razoavelmente competente com pacotes de software de computador.

A ampla gama de efeitos especiais e recursos de manipulação de fotografia desses pacotes de software permitem que qualquer pessoa com pouca experiência crie designs de aparência profissional e de alta qualidade e especialistas façam maravilhas, muito rapidamente.

3) Use arquivos de imagem CMYK ou cores de tinta Pantone

A maioria das imagens a serem exibidas em um monitor, como em um site da Web, são criadas no modo RGB (vermelho, azul, verde). Quando as imagens são destinadas a impressão em papel cartão, papel ou qualquer superfície receptora de impressão, elas são impressas com tintas CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto). Portanto, se você pretende produzir o design sozinho, ao criar sua imagem para impressão, certifique-se de trabalhar no modo CMYK ou de converter o arquivo de imagem acabado antes de enviá-lo para sua empresa de impressão.

Às vezes, as cores CMYK não parecem tão vivas ou puras quanto as cores no modo RGB, então, se você não tiver certeza de como sua imagem ficará quando impressa com tintas CMYK, certifique-se de obter uma amostra impressa antes de ir para o final Linha de producão. A imagem na tela e a imagem impressa podem frequentemente parecer bem diferentes. As gráficas costumam cobrar por esse serviço, por isso é importante estar atento a isso e incorporar o custo ao orçamento do projeto.

Se o seu projeto for serigrafado, os códigos de cores Pantone precisarão ser especificados para cada cor separada usada no design, para que o designer e o impressor saibam o que esperar do produto resultante. A maioria dos bons pacotes de software de arte permitirá que você visualize e selecione cores Pantone durante a criação do disco ou design de embalagem.

4) Resolução das imagens a serem impressas em discos ou embalagens

Se você pretende usar fotografias ou imagens existentes, ou pretende tirar suas próprias fotografias, certifique-se de que a imagem final selecionada tenha uma resolução de pelo menos 300 dpi.

A maioria das imagens da web são configuradas para 72 dpi para que o tamanho do arquivo seja baixo. O tamanho do arquivo não é uma grande preocupação para uma impressora, então defina sua câmera digital para a resolução mais alta e tire fotos. Tente não compensar, no entanto, imagens em 600 dpi podem ser realmente claras, mas você está no reino dos tamanhos de arquivo gigantescos que podem ser difíceis de transferir, se necessário. 300 dpi é a resolução ideal.

Não se iluda pensando que você pode pegar uma imagem enorme definida a 72 dpi, reduzi-la em tamanho e alterar a resolução para 300 dpi. Isso simplesmente não funciona, a imagem original deve ser definida em 300dpi ou superior para ser usada para impressão. Uma regra semelhante também se aplica ao redimensionamento de imagens pequenas. Se você tiver uma imagem pequena com 300 dpi e aumentá-la para o dobro do tamanho anterior, terá uma imagem com 150 dpi – o que, novamente, não é bom o suficiente para impressão.

5) Fontes e impressão de texto

Se o seu design contiver fontes incomuns, certifique-se de anotar os nomes das fontes e de fornecer os arquivos de fontes para a impressora. Fontes de alta resolução em um design do Adobe Photoshop geralmente são boas, mas se o texto for muito pequeno ou a fonte for muito complexa, o uso de um programa de design baseado em vetor, como Adobe Illustrator ou Quark, é altamente recomendado para impressões de fontes nítidas e claras.

6) Lembre-se de incluir tolerância para “sangramento” em torno da borda das peças impressas

A zona de “sangramento” em torno da borda de um gabarito de peça de papel impresso é geralmente uma zona de cerca de 3 mm de largura ao redor da parte externa da parte visual do gabarito. É importante que seu projeto se estenda até a zona de sangramento, especialmente se sua imagem for complicada ou for uma imagem fotográfica. Lembre-se de manter todo o texto pelo menos 3 a 4 mm dentro da borda do modelo (não incluindo a zona de sangramento). A zona de sangria existe para garantir que a borda externa da parte do papel, uma vez cortada, não tenha nenhuma borda branca aparecendo como resultado de um corte levemente impreciso. Se o seu projeto apresenta uma borda de cor sólida, essa cor também precisa se estender para a zona de sangria.

7) Desconfie de usar fundos de cores sólidas com elementos fotográficos nos discos

Os discos serão impressos em tela ou impressos litograficamente. Quando um projeto apresenta um fundo de cor sólida escura com pequenos elementos fotográficos dentro dele, o disco precisa ser impresso litograficamente. A impressão de cores sólidas e escuras usando a técnica de impressão litográfica pode levar a inconsistências na cobertura da superfície do disco. A impressão em tela seria a técnica a ser usada para cores sólidas. Se você acha que seu design pode se enquadrar nessa categoria, consulte sua impressora para obter mais conselhos.

Não é recomendável combinar imagens fotográficas com cores sólidas na arte do disco.

8) Orientação do painel impresso para carteiras de cartões e digipacks

Se você estiver usando o modelo correto para o design de carteira ou digipack de seu cartão de CD ou DVD, então deve ser bastante óbvio como cada painel precisa ser orientado para impressão. Ao imprimir uma carteira de cartão de CD básico, por exemplo, a imagem da frente deve estar do lado direito e a imagem do verso à esquerda para que a imagem do verso possa ser dobrada com a lombada da embalagem do lado direito.

O layout das imagens fica um pouco mais complicado quando se trata de embalagens, como digipacks de 4 painéis. O modelo exigirá que a imagem frontal seja colocada na posição inferior direita com a imagem traseira à sua esquerda.

As imagens internas (páginas 2 e 3 efetivamente) precisam ser posicionadas acima das imagens frontal e traseira, mas na orientação oposta para que as bordas superiores de todas as imagens se encontrem ao longo da linha de dobra central.

9) Alterações de última hora em seu CD, DVD e arte da embalagem

Se você precisar fazer alterações extensas de última hora em seu trabalho artístico, certifique-se de verificar com sua gráfica se as alterações não afetarão o preço cotado para o projeto. Se, de repente, você se encontrar em uma posição em que o projeto só pode ser impresso usando a técnica de impressão litográfica em vez de uma impressão de tela mais simples, então você pode descobrir que terá que pagar mais pelo trabalho do que o orçado originalmente.

Conclusão

Seguir as diretrizes acima deve ajudá-lo a obter o máximo do seu projeto de design de disco e embalagem. Lembre-se, se possível, de reservar tempo suficiente para todas as etapas do projeto, pois os erros costumam ser cometidos quando os membros da equipe estão sob pressão. Além disso, peça ajuda ao seu fornecedor; é improvável que eles cobrem de você um trabalho que, como especialistas, não leva tempo algum, mas que pode levar horas para ser concluído.

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